Festival Internacional Marília em Danças 2023 reúne mais de mil bailarinos

Veronyre Grugg
Veronyre Grugg

A cidade de Marília sediará, no período de 10 a 16 de julho, o Festival Internacional Marília em Danças 2023, que contempla todas as linguagens da dança e tem como maior objetivo revelar futuros valores e potenciais artísticos, dando acompanhamento técnico, humano e encaminhamento profissional.

Além das premiações em dinheiro que somam R$ 35 mil, o festival selecionará bailarinos para participarem de residências artísticas fora do país, e também selecionará coreografias para apresentações internacionais.

Realizado anualmente, o evento está na lista dos principais festivais de dança do país e é resultado da parceria entre o Instituto Uirapuru, Prefeitura de Marília – através da Secretaria Municipal de Cultura e João Pirahy na Coordenação Artística.

Além de promover um grande espetáculo na cidade de Marília, o Festival tem a missão de promover e difundir a linguagem da dança através de atividades formativas aos estudantes que podem se exercitar e ampliar o contato com o palco e o público.

As seletivas presenciais para o Festival acontecem em várias regiões do país, mas também podem ser feitas por vídeo de forma on-line. Além disso, o evento tem importantes parcerias com instituições e Companhias Nacionais e Internacionais (Argentina, Portugal e Itália). Além das seletivas, o Festival também realizará apresentações gratuitas abertas ao público, que serão realizadas no Teatro Municipal de 11 a 14 de julho – às 18h, dia 15 às 16h e dia 16 às 14h, com retirada antecipada de ingresso na bilheteria do Teatro.

A extensa programação inclui a apresentação de cerca de 50 coreografias por dia e a presença de mais de mil bailarinos durante os seis dias de Festival. A organização espera a participação de 40 escolas e grupos de 27 cidades brasileiras, além de bailarinos argentinos vindos de Buenos Aires.

Na lista das cidades que marcam presença estão: São José do Rio Preto, São Paulo, Assis, Barretos, Pompeia, Garça, Marília, Londrina, Campo Grande, Anastácia, Ourinhos, Cambé, Sorocaba, Peruíbe, Iperó, Araçatuba, Bataguassu, Caieiras, Mauá, Sertãozinho, Suzano, Promissão, Santo Amaro, Lençóis Paulista, Cornélio Procópio, Barra Bonita e Botucatu.

Outro destaque do Festival é o corpo de jurados convidado para esta edição, que traz importantes nomes da dança no cenário mundial: Cecília Kerche, Katiah Rocha, Iryna Kosareva, Natália Faria, Claudinei Garcia e Erick Gutierrez. Além de integrar o júri, todos eles também ministrarão disputados cursos e coachs.

O Festival Internacional Marília em Danças estabeleceu importantes parcerias internacionais, visando valorizar e proporcionar o intercâmbio cultural, através de bolsas, isenções e vagas para residências artísticas, workshops e festivais.

Share This Article