Alguns segmentos industriais precisam comprar produtos de outras nações para continuar suas atividades. Diante disso, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães explica que é essencial compreender a importância do comércio exterior para as empresas, a fim de diminuir os riscos financeiros ao administrar o seu negócio. Quer garantir melhor economia para sua corporação? Continue lendo e saiba a importância do comércio exterior.
O que é comércio exterior?
Segundo o homem de negócios Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o comércio exterior contempla a atividade de realizar negociações com mercados externos, bem como a compra de insumos, mercadorias ou matérias primas para a linha de produção, com a finalidade de dar continuidade às operações da instituição.
Ou seja, esse tipo de comercialização observa a troca de bens e serviços entre uma instituição nacional com uma corporação internacional. Assim, é possível que os diversos segmentos industriais no Brasil possam suprir as necessidades de recursos para sua linha de produção, garantindo que os mesmos permaneçam atuando no mercado.
Quais as áreas de atuação do profissional de comércio exterior?
Ainda, como comenta o empreendedor Haroldo Dalazoana Afonso Durães, os profissionais da área do comércio exterior podem seguir carreira em diversos segmentos empresariais, desde grandes indústrias de produção, até empresas de pequeno porte que necessitam realizar negociações internacionais.
Dessa maneira, esses profissionais podem trabalhar comércios, distribuidoras de mercadorias; industriais de todos os tipos; corporações do ramo logístico; instituições financeiras; instituições de ensino acadêmico; e em clubes esportistas, tendo como principal objetivo intermediar as negociações entre as empresas.
Qual a importância do comércio exterior?
Por fim, como aponta o negociante Haroldo Dalazoana Afonso Durães, levando em consideração que as negociações internacionais podem proporcionar grandes riscos financeiros para a corporação, o comércio exterior desempenha um papel fundamental diminuindo esses riscos e permitindo que a empresa possa continuar atuando diante de cenários econômicos críticos.
Além do mais, esse tipo de atividade proporciona inúmeras vantagens para o meio empresarial, como:
- Possibilitar a diversificação de mercadorias;
- Reduzir as cargas tributárias;
- Permitir melhoria na instituição;
- Contribuir para as relações internacionais da corporação;
- Alavancar as vendas;
- Provocar aumento na produtividade.
Garanta uma melhor economia para sua empresa efetuando a atividade administrativa do comércio exterior.