O empresário Eloizo Gomes Afonso Durães acredita que o ciclismo é uma das atividades esportivas mais interessantes para quem gosta de se aventurar e estar sempre em boa forma. No entanto, para que seja possível realizar essa atividade física de maneira segura, é muito importante estar bem preparado com os equipamentos de segurança necessários, uma bicicleta em boas condições e bem aquecido.
Para que isso seja possível, fazer um bom alongamento é uma tarefa extremamente importante antes de sair pedalando por aí. Afinal, os alongamentos são os movimentos que deixarão o seu corpo com muito mais mobilidade e pronto para ser desafiado pelo ciclismo. Para saber mais sobre a importância de se alongar e descobrir quais os melhores alongamentos para fazer antes de pedalar, continue lendo esse artigo!
O que são os alongamentos?
Se você ainda não conhece, é importante saber que os alongamentos nada mais são que movimentos específicos que tem por principal objetivo prevenir as dores musculares e reduzir, consideravelmente, as chances de sofrer lesões na hora de praticar qualquer tipo de exercício físico. De acordo com o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, para quem pratica o ciclismo há uma série de alongamentos que são mais vantajosos.
Entre eles, o alongamento de quadríceps, para as costas, para virilha, braços, cabeça, pescoço e muitas outras regiões do corpo que são forçadas a praticar o ciclismo. Para iniciar os alongamentos, é interessante iniciar pela região da cabeça e pescoço, realizando movimentos de um lado ao outro e de cima para baixo com calma.
Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, sentar-se na posição “borboleta” por alguns instantes, segurar os pés com as pernas coladas ao corpo, fazer elevação dos calcanhares, são ótimas opções de alongamentos para preparar a virilha, panturrilha, quadríceps e outras regiões do corpo.
Importância do alongamento
Alongar-se é uma das atividades essenciais na hora de realizar exercícios físicos. Isso se deve ao fato dos alongamentos serem responsáveis por proporcionar mais flexibilidade para todos os músculos do corpo. De acordo com o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, essa atividade promove mais amplitude para os movimentos e ajuda na prevenção de lesões.
Frequência dos alongamentos
Por fim, é muito importante estar atento para a frequência na realização de cada posição de alongamento. Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, o tempo mínimo de cada alongamento deve ser de dez segundos, para que o músculo tenha tempo de relaxar, podendo ficar na mesma posição por até um minuto. Além disso, é importante sempre realizar os alongamentos antes de praticar o ciclismo.